Membros 2014


COLÓQUIO INTERARTES DE LITERATURA BRASILEIRA E AFRICANA TINHA PAIXÃO?
MEMBROS 2014



























ARNALDO SARAIVA
Conferência sobre Alexei Bueno :: 7.05.14

Arnaldo Saraiva é professor emérito da Universidade do Porto.
Licenciado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, fez o seu percurso académico e ensinou na Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde 1970 a 2009, salvo nos anos em que ensinou, como professor convidado, na Universidade da Califórnia em Santa Barbara (1978- 1979) e na Universidade de Paris – Sorbonne Nouvelle (1993-1994).

Também ensinou na Universidade Católica Portuguesa (Porto) desde 2003 a 2009.
Foi membro da direcção da Cooperativa Árvore, presidente do Conselho Geral do Boavista Futebol Clube, fundador do Centro de Estudos Pessoanos,  presidente da Fundação Eugénio de Andrade, colaborador da RTP e da RDP e actor em filmes de Luís Galvão Teles, António Reis, Saguenail e Joaquim Pinto.

Autor de uma vasta obra repartida pelo ensaio, pela poesia, pela  crónica e pela tradução, criou as revistas Persona e Terceira Margem e tem numerosa colaboração dispersa por revistas e jornais nacionais e estrangeiros.

É sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras, Cavaleiro da Ordem do Rio Branco pelo Governo Brasileiro,  Sócio Benemérito do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro e, entre outras, recebeu a Medalha de Ouro da Universidade do Porto, a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores, a Medalha de Ouro da Câmara Municipal do Fundão, a Medalha de Mérito Cultural da Academia Brasileira de Filologia e a Medalha do PPLP da Universidade Federal da Paraíba.




















ANA LUÍSA REINA
Atuação musical :: 7.05.14

Tem 23 anos e estudou Línguas, Literaturas e Culturas na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 
Atualmente está a tirar o mestrado em Ação Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento na Universidade Fernando Pessoa.



























ANTÓNIO PIEDADE
Ilustração :: 4.06.14

Ilustrador nascido em Setúbal. Frequentou o curso de Artes Visuais e Multimédia, na Universidade de Évora. Recentemente estagiou na Academia RTP no projecto de animação "Adolfo", como animador 2D, storyboarder e concept artist.
Presentemente trabalha como Ilustrador freelancer, na cidade do Porto.




















BRUNA AMORIM
Conferência sobre Luís Bernardo Honwana :: 21.05.14

Bruna Amorim, 21 anos, natural de Brasília, Brasil. Vive em Portugal desde 2004 e é estudante de Estudos Portugueses e Lusófonos na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Apesar da grande paixão pela literatura e cultura do seu país, o gosto pela literatura africana surgiu quando menos esperava. Participou, em 2012, nas I Jornadas de Inverno do Grupo de Estudos Lusófonos sobre Nelson Rodrigues. E é atualmente membro do Departamento Cultural da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.




























BRUNO CLEMENTE
Ilustração :: 28.05.14 | 4.06.14


Tem 28 anos, nasceu a 6 de março de 1986 no Porto. É licenciado em Arquitetura pela Escola Superior Artística do Porto e encontra-se, neste momento, a concluir o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela mesma casa.



















CRISTOVÃO FELISBERTO SENETA
Conferência sobre Nelson Saúte :: 28.05.14

Cristovão Felisberto Seneta nasceu em Inhambane (Moçambique), é Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes - Ramo de Estudos Comparatistas na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no âmbito do qual, sob supervisão da Prof. Doutora Ana Paula Coutinho, desenvolveu uma dissertação sobre José Eduardo Agualusa e Mia Couto. É atualmente estudante de Doutoramento na mesma casa.
















DÁLIA DIAS
Conferência sobre Manuel Ferreira :: 14.05.14


Dálias Dias é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português-Francês) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1981; Mestre em Literaturas Românicas Modernas e Contemporâneas, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1995; Doutora em Literatura Portuguesa, Universidade Nova de Lisboa, com a tese de Doutoramento, A Escrita Dissidente – autobiografia de Ruben A., em 2004 (Escrita Dissidente – autobiografia de Ruben A., Assírio e Alvim, 2005); Comissária da Exposição/Colóquio Ruben A. – Tempo Escrita Memória, patente na Galeria do Palácio – Biblioteca Almeida Garrett, Porto, de Maio a Julho de 2003.

Poesia publicada:
Poemas do Crescente, Ver o Verso, 2006.
Mais a Norte/Prumos, favaeditores, 2011.



























DIMITRI BR

Dimitri BR é carioca, de sangue paraense e com algo de paulista, e tudo isso são sabores de Brasil. Faz música sólida e se dá mais com escritores que com músicos. Desde 2009 mantém com o produtor e baterista Alexandre Hofty o projeto multimídia DIAHUM, no qual já produziram e publicaram quase cinco dezenas de canções e videocanções, o álbum MÚSICA SÓLIDA (2011), o ep AMORRR (2013) e os compactos BALANSO (2013) e BAHIA DE GUANABARA (2014). 

No sítio oficial DIAHUM.COM pode-se acessar toda essa produção, bem como a canção inédita “entre estações” - primeira composição de Dimitri em parceria com o poeta Ismar Tirelli Neto, registrada em vídeo pelos autores especialmente para o TINHA PAIXÃO? 2014.

http://diahum.com | facebook.com/diahum



























FÁTIMA MARINHO
Conferência sobre Guimarães Rosa :: 4.06.14

Maria de Fátima Marinho nasceu no Porto em 1954. Licenciou-se em Filologia Românica (1976) e doutorou-se em 1987, com uma tese sobre o Surrealismo em Portugal. É Professora Catedrática e Diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde leciona Literatura Portuguesa dos séculos XIX a XXI desde 1976. Nos últimos anos, tem-se especializado no estudo do romance histórico português nos séculos XIX e XX. 

1. Herberto Helder, a Obra e o Homem, Lisboa, Arcádia, 1982, 263 pp.
2. O Surrealismo em Portugal, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Col. Temas Portugueses, 1987, 739 pp.
3. A Poesia Portuguesa nos meados do Século XX - Rupturas e Continuidade, Lisbon, Caminho, Col. Estudos de Literatura Portuguesa, 1989, 265 pp.
4. O Romance Histórico em Portugal, Porto, Campo das Letras, 1999, 349 pp.
5. Prefácio e Edição de Carlos Malheiro Dias, Os Teles de Albergaria, Porto, Campo das Letras, 1999.
6. Prefácio e Edição de Carlos Malheiro Dias, Filho das Ervas, Porto, Campo das Letras, 1999
7. História da Literatura Portuguesa – As Correntes Contemporâneas. Vol. 7 (com Óscar Lopes), Lisboa, Alfa, 2002. Além da direção, é autora dos seguintes capítulo: «Introdução», «Vitorino Nemésio – Poesia», «José Rodrigues Miguéis», «Surrealismo», «Távola Redonda e Continuidades» e «Conclusão», pp.9-10, 101-108, 129-134, 269-291, 293-302 e 585-586.
8. Um Poço sem Fundo – Novas Reflexões sobre Literatura e História, Porto, Campo das Letras, 2005, 453 pp.
9. «Teolinda Gersão: uma Escrita Cintilante», in Teolinda Gersão – Retratos Provisórios, Lisboa, Roma Editora, 2006, pp.119-180.
10. O Sonho de Aljubarrota, Aljubarrota, Fundação Batalha de Aljubarrota, 2007 - History and Myth – The Presence of National Myths in Portuguese Literature, München, Martin Meidenbauer Verlagsbuchhandlung, 2008, 343 pp.
11. A Lição de Blimunda – A propósito de Memorial do Convento, Colecção Saberes Plurais, Porto, Areal Editores, 2009, 126 pp.
12. Posfácio a Guilherme Centazzi, O Estudante de Coimbra, fixação de texto e notas de Pedro Almeida Vieira, Lisboa, Planeta, 2012, pp. 285-317.





















FERNANDO LEÃO
Conferência sobre Patativa do Assaré :: 4.06.14

É ator, diretor de teatro e arte-educador. Tem formação em Artes Cênicas e é professor de Iniciação à Estética e História do Teatro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Membro da coordenação do projeto ‘Caravana Arte e Cultura na Reforma Agrária’, envolvendo alunos da licenciatura em teatro e jovens de assentamentos rurais no nordeste do Brasil. Entre 2011 e 2013, atuou como Consultor na área de arte-educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), realizando atividades na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), onde ocupou o cargo de Coordenador de Arte e Cultura. Tem se dedicado a pesquisar os “Movimentos teatrais em países de língua portuguesa” e o “Teatro Negro no Brasil”, e tem apresentado seminários e oficinas em instituições e eventos internacionais como o Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), na Ilha de Santiago/Cabo Verde; Festival Internacional de Teatro do Mindelo – MINDELACT, na Ilha de São Vicente/Cabo Verde; Festival Internacional de Teatro Lusófono – FESTLUSO, em Teresina/Brasil; Bienal Internacional do Livro do Ceará, em Fortaleza/Brasil; e agora, em Portugal, a Convite do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica - FITEI.



















FILIPE CERQUEIRA
Atuação musical :: 7.05.14

Desde há alguns anos que o jovem músico Filipe Cerqueira se tem vindo a notabilizar como intérprete de piano. Aluno de Pedro Burmester, desenvolveu os seus estudos entre o Porto e Budapeste, destacando-se tanto pela perspectiva musical como musicológica. Profundo apaixonado pelas Artes e Letras, tem igualmente trilhado os caminhos da imprensa, escrevendo textos de intervenção e divulgação cultural. Presentemente, tem vindo a dedicar-se ao estudo da vida e obra do compositor português do século XX Joaquim Gonçalves dos Santos." Nas palavras do investigador do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, José Miranda de Almeida, no blogue novacasaportuguesa.blogspot.pt. 

Entre as mais importantes salas de concerto onde tocou, contam-se o Pequento Auditório do Teatro Rivoli, a Sala Guilhermina Suggia e a Sala 2 da Casa da Música, o auditório do Teatro Helena Sá e Costa, o auditório do Conservatório de Música do Porto, o Grande Auditório da Escola Superior de Música de Lisboa, o Museu da Música em Lisboa, o salão do Museu Romântico da Quinta da Macieirinha no Porto e o Museu Nogueira da Silva, em Braga, neste último num trabalho de parceria com a poetisa Mafalda Sofia Gomes.

Professor de piano e pianista-acompanhador em diversas escolas da Área Metropolitana do Porto. Membro do mpmp - Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa. Detém o blogue noprincipioeraopianista.blogspot.com/ onde publica os seus artigos e poesia.

Convidado para o dia de abertura, pelo segundo ano consecutivo, do prestigiado Colóquio de Literatura Brasileira e Africana - "Tinha Paixão?".



























FREDERICO BABO
Ilustração :: 7.05.14


Frederico Babo, nascido em 1988. Licenciou-se em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no ramo de Multimédia, e frequenta atualmente o Mestrado de Ilustração Artística no ISEC, em Lisboa.



















JOANA COUTINHO
Exposição da montagem "Os ombros suportam o mundo" :: 14.05.14

Porto, 1989.
Frequenta atualmente o último ano de Mestrado integrado em Arquitetura, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.






















JOANA MATOS FRIAS
Apresentação de Orfeu Negro :: 4.06.14

Joana Matos Frias, n. 1973, professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, membro da Direção do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa e investigadora da rede internacional LyraCompoetics (http://www.lyracompoetics.org). Aos 5 anos ouvia as histórias de Manuel António Pina com paixão, aos 6 lia a obra completa de Enid Blyton em voz alta com paixão, aos 11 tinha paixão por Alice Vieira, aos 13 dividia a paixão pela Ilse Losa de O Mundo em que Vivi e por todos os Livros do Brasil que apanhava. A primeira de muitas chamas na poesia foi Eugénio de Andrade; a última, Fiama Hasse Pais Brandão, um incêndio. Aos 17 anos, uma paixão avassaladora pelo Vergílio Ferreira de Em Nome da Terra alterou-­lhe definitivamente a exist­ência, no que foi o início de uma relação pro­fun­da que dura até hoje. Aos 18 anos, Clarice Lispector veio redimensionar este espaço afetivo com a sua Paixão. Foi a primeira troca de olhares de uma cumplicidade que também se estende até hoje com o mesmo fulgor, e que esteve na origem de uma lindíssima história de amor com toda a literatura bra­sileira moderna e contemporânea, e de paixões muitas: por Machado e Guimarães Rosa, por Drummond e João Cabral, por Cecília e Ana Cristina. O resto é geografia e cultura: a pintura de Tarsila, a música de Vinicius, a música de Caetano, bossa nova e MPB, Glauber Rocha e a Avenida Atlântica.



















JOÃO URUBU
Atuação musical :: http://youtu.be/NQbolQW-3QU

1993. Músico, compositor, diretor musical e poeta. Natural de Belém do Pará, Brasil. É um dos quatro idealizadores do Projeto Urubu Pavão.





















JOEL FARIA
Ilustração :: 14.05.14

Porto, 1981. Absorvido pelo desenho desde a faculdade, em 2003 formou-se em design de Equipamento em Matosinhos. Desenvolveu actividade em Braga e no Porto, e é no Porto que começa a desenhar na rua e em eventos. Pacato e introvertido, é no desenho que encontra a sua forma de comunicar.
Actualmente divide-se entre o mestrado de ilustração e animação no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave – Barcelos, e, e outras coisas. Podem ver os rascunhos quase diários em www.facebook.com/joelvfaria.



























INÊS AMARAL
Ilustração :: 21.05.14

Nasceu a 7 de Setembro de 1989, em Vila Nova de Gaia. Licenciou-se em Design Gráfico e Publicidade, pela Escola Superior de Estudos Industriais e Gestão, IPP. Colabora com a Editora Mosaico de Palavras, tendo, entre outros projectos, ilustrado três livros infantis. Trabalhou dois anos e meio como designer gráfica numa empresa. 



















LES RITA PAVONE


Les Rita Pavone carrega em seu nome o artigo francês “Les” e o nome da cantora italiana Rita Pavone (apesar de seus integrantes garantirem que não há nenhuma influência musical da bambina). Contudo, é uma banda de Santa Maria de Belém do Grão-Pará e com tudo o que há direito: batuques, peles morenas e todos os paradoxos de uma civilização fincada no meio da floresta. Com isso demonstra que é uma banda antropófaga, que quer devorar a mundo.
A(O) banda(o) dos macunaímas indolentes existe há 7 anos. Tem um single lançado: Sentimento do Mundo. Vem realizando shows em todos os cantos daqui e em alhures nos últimos meses. E é formada por: Rafael Pavone (vocal, backing vocals cavaquinho); Gabriel Gaya (vocal e backing vocals); Ramón Rivera (guitarra); Lucas Guimarães (violão); Mateus Moura (baixo); Maécio Monteiro (bateria); Diego la Percussa (percussão).

Soundcloud: https://soundcloud.com/lesritapavone        




















LISE BASTOS
Exibição da curta-metragem Mãos dadas :: 14.05.14

Lise Bastos, carioca de 25 anos é bacharel em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e contrabaixista da Orquestra Sinfônica Nacional.

Escreveu e dirigiu Mãos Dadas, curta-metragem inspirado em um poema de Drummond. Premiado na primeira edição da Fábrica de  Roteiros do Núcleo de Produção Digital (NPD).



















LUCA ARGEL
Conferencia sobre Carlito Azevedo :: 14.05.14 | Atuação musical :: 4.06.14

Luca Argel (n. 1988) é um poeta do Rio de Janeiro. Graduou-se em música, e publicou seu último livro, esqueci de fixar o grafite (7 letras, 2012) logo antes de mudar-se para Portugal. Vive e trabalha no Porto.





















NUNO DOS SANTOS SOUSA
Conferência sobre Rui Knopfli :: 21.05.14

Diz-se que nasceu em 1993, no Porto. Cumpriu um ano na Faculdade de Economia do Porto, em Gestão. A sua teimosia imperou e, actualmente, encontra-se no 2º ano de Licenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Em 2012, lançou o seu primeiro livro. Paralelamente ao vício da escrita e da literatura, é músico filarmónico na Banda Musical de Rio Mau (Penafiel), tendo completado o 8º Grau de Oboé em 2011. É professor deste e de piano em escolas não oficiais.
Colecciona quilómetros e maços vazios.
















PATRÍCIA LINO
Organização | Conferência sobre Angélica Freitas :: 7.05.14

23 anos. É licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes com a dissertação E então é verdade: então a vida não passa disto. Manoel de Barros e o Círculo dos três movimentos com vista ao Homem-Árvore e investigadora do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória»).

Participou em vários encontros científicos [“Colóquio Clarice Lispector”, Casa Fernando Pessoa, 2008; “Belle Époque Brasileira”, FLUP, 2011; “1912-2012: A Time to Reason and Compare”, FLUP, 2012; “Jovem Jornada Delyra”, FLUP, 2012; “OIC – Novas abordagens da Literatura Contemporânea”, FLUP, 2012; “OIC – Movimentos politicos e culturais na primeira metade do século XX”, FLUP, 2013; “Meu tempo é quando: nos 100 anos de Vinicius de Moraes”, FLUP, 2013; “Seminários do fim do mundo | Série II”, FLUP, 2014, etc etc], iniciativas culturais [“Leitura Furiosa”, Serralves, 2009, 2012 & 2013 ou “Chá de Folhas”, Casa de Chá de Serralves, 2013] e organiza vários eventos na mesma área.

Contam-se ainda palestras na Universidade do Minho, na Universidade de Aveiro e em várias escolas, bibliotecas e associações portuguesas. Tem ensaios, artigos e poemas publicados em Portugal e no Brasil. Interessam-lhe muito questões como o século V ateniense, o tempo e o espaço ou o samba brasileiro de raiz. Vive e trabalha no Porto.
























PIRES LARANJEIRA
Leitura de poemas africanos :: 14.05.14

Professor e investigador da FLUC/Centro de Literatura Portuguesa (CLP-FCT). Responsável pelas cadeiras de Literaturas Africanas e Cultura Africana. Colaboração com outras universidades. Tem exercido a crítica literária, com regularidade, desde 1972. Colaboração variada em mais de uma centena de publicações locais, regionais, nacionais e internacionais de 20 países. Diversificada atividade cultural (jornais, rádio, vídeo, desenho, poesia, etc.), sempre que foi (é) possível. Vários livros publicados, entre os quais Literaturas africanas de expressão portuguesa, Lisboa, Univ. Aberta (1995) e A negritude africana de língua portuguesa, Porto, Afrontamento (1995).





























RENATA RIBEIRO
Conferência sobre Mário de Andrade :: 21.05.14

Renata Ribeiro Lima nasceu lá na ilha de São Luís do Maranhão, cujo epíteto de "Atenas brasileira", recebido no séc. XIX, continua a ressoar no seu coração de 24 anos incompletos. Estudou Letras na Universidade Federal do Maranhão e atualmente é aluna do MELCI, no ramo de Literaturas de Língua Portuguesa.





















RUI MANUEL AMARAL
Leitura de Luís Bernardo Honwana :: 28.05.14

Rui Manuel Amaral. Nasceu no Porto, em 1973. Foi coordenador literário da revista Águas-furtadas. É autor dos livros de contos Caravana e Doutor Avalanche.



















SUNAMITA COHEN
Organização | Conferência sobre Mia Couto :: 4.06.14

Nasceu em 1990, no Porto, cidade na qual estuda e reside atualmente. Apesar de ter ingressado em Direito, cedo se apercebeu que não era essa a área a que queria dedicar os seus estudos. Em 2009 torna-se estudante da licenciatura Estudos Portugueses e Lusófonos na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi Vice-Presidente da Associação de Estudantes na mesma casa e está recentemente a escrever a sua dissertação no âmbito do Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes. Dedica-se, no âmbito da Universidade Júnior do Porto, ao ensino dos mais jovens (língua latina e introdução aos estudos literários). 




MEMBROS 2013

Ana Luísa Reina
Anita Marante & Jorge Morello
Cristovão Felisberto Seneta
Daniel Ferreira
Fernanda Drummond
Filipe Cerqueira
Francisto Topa
Frederico Babo
Joana Coutinho
Joana Matos Frias
Luca Argel
Luís Mestre
Mafalda Sofia Gomes
Matilde Queirós
Miguel Monteiro
Patrícia Lino
Pedro Craveiro
Pedro Eiras
Pires Laranjeira
Rhea Silvia Wilmer
Rosa Maria Martelo
Rosário Pinheiro
Rodolfo Mendonça
Rui de Noronha Ozório
Sara Janeiro
Sofia Soares
Sunamita Cohen
Tânia Solano Ardito
Tiago Aires
Urubu Pavão

MEMBROS 2012


Ana T. Rocha
Arnaldo Saraiva
Carolina Marcello
Celina Silva
Gustavo Rubim
Isabel Galhano Rodrigues
Isabel Pires de Lima

Joana Machado
Joana Matos Frias

João Paiva
José Pestana
Leonor Figueiredo
Luiz Gabriel Lopes
Mafalda Sofia Gomes

Marcos Mesquita Damasceno
Nuno Meireles
Patrícia Lino
Pires Laranjeira

Paulo César Anjinho
Rui de Noronha Ozório
Rui Pena
Sunamita Cohen
Vanessa Rodrigues


MEMBROS 2011

Alexandra Moreira da Silva
Ana Catarina Marques
Débora R. Santos
Felizardo Bouene
Flávio Hamilton
Francisco Topa
Franklin Albuquerque
Inês Castro e Silva
Inês Evangelista Marques
Joana Matos Frias
José Caldas
Luiz Carlos de Jesuz
Maria de Lurdes Sampaio
Patrícia Lino
Pedro Lopes Almeida
Pedro Eiras
Odete Môsso
Sunamita Cohen
Tiago Sousa Garcia