4ª SESSÃO :: 28 MAIO | 18:30 | BAIXARIA

26.05.14 | 11:13
4ª SESSÃO :: 28 MAIO | 18:30 | BAIXARIA



A quarta sessão acontece na próxima quarta-feira, 28 de maio, pelas 18:30, no Baixaria e conta com Cristovão Felisberto Seneta (sobre Nelson Saúte), Bruna Amorim (sobre Luís Bernardo Honwana), Rui Manuel Amaral (leitura de Luís Bernardo Honwana) e Bruno Clemente (ilustração). A entrada é livre tod@s são bem-vind@s.

4ª SESSÃO
28 MAIO | 18:30 | BAIXARIA

Cristovão Felisberto Seneta – Nelson Saúte
Bruna Amorim – Luís Bernardo Honwana

Leitura de Luís Bernardo Honwana
Rui Manuel Amaral

Ilustrador
Bruno Clemente


CRISTOVÃO FELISBERTO SENETA
Conferência sobre Nelson Saúte :: 28.05.14

Cristovão Felisberto Seneta nasceu em Inhambane (Moçambique), é Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes - Ramo de Estudos Comparatistas na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no âmbito do qual, sob supervisão da Prof. Doutora Ana Paula Coutinho, desenvolveu uma dissertação sobre José Eduardo Agualusa e Mia Couto. É atualmente estudante de Doutoramento na mesma casa.

+

NELSON SAÚTE

Nelson Saúte (1967) é um escritor e professor de ciências da comunicação moçambicano.

No início da sua vida profissional, em Moçambique, trabalhou na revista Tempo, no jornal Notícias, na Rádio Moçambique e na Televisão de Moçambique.

Em Portugal, onde se licenciou em Ciências da Comunicação, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, foi redactor do Jornal de Letras e do Público.

O apóstolo da desgraça, 1996
Os Narradores da Sobrevivência, 2000



BRUNA AMORIM
Conferência sobre Luís Bernardo Honwana :: 21.05.14

Bruna Amorim, 21 anos, natural de Brasília, Brasil. Vive em Portugal desde 2004 e é estudante de Estudos Portugueses e Lusófonos na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Apesar da grande paixão pela literatura e cultura do seu país, o gosto pela literatura africana surgiu quando menos esperava. Participou, em 2012, nas I Jornadas de Inverno do Grupo de Estudos Lusófonos sobre Nelson Rodrigues. E é atualmente membro do Departamento Cultural da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

+

LUÍS BERNARDO HONWANA

Luís Bernardo Honwana (1942) é um escritor moçambicano.

Luís Bernardo Honwana nasceu na cidade de Lourenço Marques (atualmente Maputo) em 1942. Cresceu em Moamba, no interior, onde seu pai trabalhava como intérprete. Aos 17 anos foi para a capital estudar jornalismo. O seu talento foi descoberto por José Craveirinha. 
Em 1964, Honwana foi um dos militantes da Frente de Libertação de Moçambique, (FRELIMO) que tinha como propósito conseguir a libertação de Moçambique de Portugal. Graças às suas atividades políticas foi preso em 1964 e permaneceu encarcerado durante três anos pelas autoridades coloniais. Após a independência, Honwana foi alto funcionário do governo e presidente da Organização Nacional dos Jornalistas de Moçambique. Desempenhou também funções de diretor do gabinete do Presidente Samora Machel e Secretário de Estado da Cultura.

Publicou Nós Matámos o Cão-Tinhoso em 1964. Em 1969, ainda em pleno colonialismo e com a guerra colonial no auge, a obra é publicada em língua inglesa (com o título de We Killed Mangy-Dog and Other Stories) e conquista uma grande divulgação e reconhecimento internacional, tendo sido depois traduzida para vários outros idiomas. O aparecimento desta obra estabeleceu um novo paradigma para o texto narrativo moçambicano. Na escrita dos contos que compõem o volume, Honwana favorecia um estilo simples e económico, prestando atenção aos aspectos visuais das histórias. Um de seus contos, "As mãos dos pretos", foi registado no livro Contos Africanos dos países de língua portuguesa, junto de outros contos dos autores Albertino Bragança, Boaventura Cardoso, José Eduardo Agualusa, Luandino Vieira, Mia Couto, Nelson Saúte, Odete Semedo, Ondjaki e Teixeira de Sousa.