ENTREVISTA NO PORTAL DE CULTURA AVE RARA

21.07.11 | 21:55
ENTREVISTA NO PORTAL DE CULTURA «AVE RARA»



A primeira edição do colóquio Tinha Paixão? decorreu entre 20 de Abril e 25 de Maio e, ao longo de seis sessões bastante concorridas, espalhou a Paixão pelas literaturas brasileira e africana na cidade do Porto. Em declarações à Ave Rara, Patrícia Lino faz o balanço e revela os próximos passos do evento.



Como uma das organizadoras, qual o balanço que fazes deste 1º colóquio?

Há muito que tinha o desejo de juntar as pessoas em torno de certos autores de língua portuguesa. O colóquio Tinha Paixão? é o reflexo desse meu desejo, aliado à muita vontade de apresentar uma estrutura diferente daquela que mais se utiliza: a base deste colóquio é marcada pela divisão em seis sessões principais, com duas conferências em cada uma, que acontecem sempre no mesmo dia, à mesma hora, nunca repetindo os espaços. Optar por esta estrutura foi, no início, como todo o novo passo é, arriscado. Mas resultou. O público encheu sempre os lugares até que não houvesse mais cadeiras. Além disso, era formado por pessoas de todas as idades e com todo o tipo de formações. Ver todos aqueles locais repletos de apaixonados – e não há que ter medo em dizê-lo – faz-me agora querer responder "sim", o balanço que faço desta 1ª edição é bastante positivo.

Quais os momentos que destacas no decorrer do ‘Tinha Paixão’?

Como é óbvio, nenhuma das sessões foi igual às restantes nem nenhuma das conferências parecida às outras. E eu quero destacá-las a todas, todos os conferencistas e todos os autores por eles trabalhados, sem excepção, pela enorme conquista que, em conjunto, conseguiram: reunir tanta gente pela literatura.


A organização está a pensar noutras iniciativas semelhantes para os próximos tempos? E em relação a um 2º colóquio ‘Tinha Paixão’, estão a pensar fazê-lo? Já sabem quando?

Sim, é claro que sim, mas, por enquanto, o mais sensato será guardar segredo. Em relação a uma 2ª edição do colóquio Tinha Paixão?, tudo indica que sim. Seria um enorme erro não fazê-lo.

Paralelamente foi lançado o concurso ‘Paixão com Paixão se Paga’. Como correu a receptividade ao concurso? Receberam muitos candidatos?

Recebemos muitos trabalhos em todas as categorias, o que é, quanto a mim, bastante recompensador. Entre as propostas que nos chegaram, pudemos encontrar trabalhos de muita qualidade, sobretudo na área da poesia e do ensaio/texto crítico. No próximo dia 14 de Setembro de 2011, pelas 18h30, realizar-se-á uma sessão extra do Tinha Paixão?, num lugar ainda a definir, para que tais trabalhos possam ser apresentados ao público em geral.



Entrevista pelo jornalista PEDRO VIEIRA.
Para aceder ao portal AVE RARA, clique aqui.